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Construindo o produto do jeito certo

Hellen Damasceno

Construindo o produto do jeito certo

O conceito de MVP se popularizou por meio do livro Lean Inception a partir de 2014. Trata-se de uma forma de desenvolver e evoluir produtos que tem sido fundamental para lançar produtos incríveis.

07 setembro

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

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Esse estudo foi realizado com base na leitura dos livros Continuos Delivery (Jez Humble e David Farley) e Lean inception: como alinhar pessoas e construir o produto certo (Paulo Caroli). Este material e referências foram aplicados ao processo de Upstream por Hellen Damasceno, tendo como colaboradores: Adriano Barros, Gabriel Gramorelli e Paloma Arantes.

O que é o produto mínimo viável (MVP)?

O conceito de MVP se popularizou através do livro Lean Inception a partir de 2014. Trata-se de uma forma de desenvolver e evoluir produtos que tem sido fundamental para lançar produtos incríveis. Essa noção busca responder uma pergunta simples: “como entregar um produto com qualidade e que tenha chances de evoluir?”

A resposta é entregar o mínimo viável, que ajudará a levar o produto mais rapidamente ao mercado, minimizando o tempo gasto para desenvolvimento e evoluindo-o de acordo com a necessidade do seu usuário.

O MVP é a versão mais simples do produto que deve ser posto para validação em um tempo menor do que o produto final. Isso porque não vale a pena desperdiçar tempo e esforço construindo algo que não atenderá a necessidade do usuário. O MVP tem como principal objetivo nos ajudar a validar as nossas hipóteses de solução e nos trará aprendizados de forma rápida e eficiente.

Pense grande, comece pequeno e aprenda rápido

Construir um MVP não significa que o produto não terá evoluções, muito pelo contrário. Um dos nortes por trás do MVP é o desenvolvimento validado e guiado pelos resultados iniciais, corrigir ou confirmar que o planejamento desenhado inicialmente nos guiará para as próximas evoluções.

Pensar grande, iniciar pequeno e aprender rápido é um dos conceitos do MVP. É muito importante que a nossa visão sobre o produto seja ampla com diversas funcionalidades para vários tipos de usuários e que atenda a variados objetivos de negócio, entretanto precisamos começar pequeno, dando passos menores e aprendendo com eles. Como foi citado anteriormente o MVP serve para validar hipóteses, falhar e corrigir rapidamente.

O produto pode atender mais de um objetivo de negócio, ter vários tipos de usuários e um número gigante de funcionalidades, porém o MVP deve validar uma hipótese verificando se ela atende o que o usuário espera, sem muitas funcionalidades disponíveis.

Observe que na imagem abaixo temos um produto criado via MVP, veja que cada caixa é um MVP que foi validado e que juntos estão constituindo um produto.

O MVP é a intersecção de características importantes: ele precisa ser valioso, usável e factível, isso indica que o interesse do negócio, a aceitação dos usuários e a viabilidade de construção estão na mesma sintonia.

Valioso, usável e factível

Para que um MVP seja considerado valioso ele precisa demonstrar que está na direção desejada para o negócio, seja em retorno de investimento ou na opinião dos usuários a partir de pesquisas.

Todas as funcionalidades devem ser elaboradas segundo a necessidade do usuário, o MVP pode ser considerado usável quando o usuário deixa explícito que o mesmo solucionou o seu desejo.

A solução pensada e sugerida nas pesquisas e no processo de exploração só fará sentido se for executável e viável, se houver conhecimento de causa e prazo de execução claros no momento do upstream, esse MVP pode ser considerado factível.

O quarto elemento: o fator UAU

O fator uau é o que diferencia o seu produto dos demais dentro do mesmo segmento, ele conquista e faz com seus usuários se comportem como promotores do produto, eles engajam, dão feedbacks de melhorias e elevam o nível do seu produto dentro da sua comunidade.

Se o MVP é a fatia de um produto, faz-se necessário que ele contenha os 04 fatores: Factível, Valioso, Usável e Uau. Não entenda o MVP como uma camada e sim como fatia, não entregue o que é usável pra depois elaborar outro fator, tente conceber uma ideia que comporte um pouco de cada fator, mesmo que eles precisem de evolução.

O seu MVP deve ser possível de ser desenvolvido, precisa ser de fácil uso, que agregue valor a empresa/negócio e que ele seja incrível para os seus usuários.

Como identificar que o seu produto está ofertando todos esses fatores?

Primeiramente reúna o seu PD, Techlead e algum Dev se necessário e comecem a analisar as seguintes questões:

[ ] O seu produto é fácil de desenvolver?

[ ] Você consegue identificar o fatiamento das entregas e o tempo das mesmas?

[ ] Há uma clareza do que está sendo desenvolvido?

[ ] As telas que foram exploradas são compatíveis com a infraestrutura existente?

Se você assinalou 2 ou 3 pins ele é um MVP factível!

[ ] Esse MVP foi desenvolvido com base no discurso do seu usuário?

[ ] Foi feita alguma pesquisa para que as necessidades do usuário fosse levantada?

[ ] A área de negócios trouxe ou comentou que esta ideia era interessante para algum desenvolvimento da empresa?

[ ] Esse produto agrega algum valor econômico e inovador para a empresa?

Se você assinalou 2 ou 3 pins ele é um MVP valioso!

[ ] As funcionalidades desse MVP foram pensadas a partir da necessidade dos usuários?

[ ] Foi feito teste de usabilidade ou pesquisa para confirmar a opção acima?

[ ] No momento da exploração, foi pesquisado no mercado empresas que oferecem funcionalidades similares? Houve aceitação e sucesso desses produtos?

[ ] Na fase de exploração, foi efetuado teste de jornada para validar a usabilidade sem esforço do cliente?

Se você assinalou 3/4 pins ele é um MVP usável!

[ ] O seu MVP oferece uma experiência diferente das demais funcionalidades da sua empresa?

[ ] Ele possui uma evolução que pode ser considerada inovação?

[ ] Você melhorou uma dor do cliente de forma fácil e clara?

[ ] No momento da pesquisa, os seus usuários deixaram explícito que ter esse produto seria um divisor de águas na experiência deles dentro da plataforma/empresa?

[ ] Esse produto não tem concorrentes diretos, rolou muita inovação no momento da exploração a ponto de você precisar fatiar e ter mais de 01 evolução?

Se você assinalou 3/ 4 pins ele é um MVP UAU!

Análise:

  • Se a somatória deu 10, o seu produto tem os quatro fatores e ele é um MVP validado.
  • Se a somatória deu acima de 12 ele tem tudo pra ser um MVP bem falado pelos seus consumidores!
  • Se a somatória deu 14, solte fogos esse MVP se tornará um produto incrível e você terá além de consumidores satisfeitos, usuários que promoverão o seu produto!

Um outro teste que você pode executar é construir um quadro de post it no Miro com esses 04 fatores (Factível, Valioso, Usável e Uau) e pedir que seus colaboradores arrastarem as funcionalidades/características para os quadros e usar a mesma métrica de análise acima.

Referências:

Livro: “Continuous Delivery” – Jez Humble e David Farley

Livro: “Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo– Paulo Caroli

Aplicado em um Upstream interno. 

Para ver mais conteúdos da Hellen Damasceno, é só acessar o perfil da autora aqui. 🙂

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